Prestes Construtora - Incorporação Imobiliária no Paraná

Dicas para organizar a sua cozinha

06 de dezembro de 2023

Dicas para organizar a sua cozinha

A sua cozinha pode ser muito mais espaçosa do que você imagina! Seja ela pequena ou grande, existem várias dicas e truques de organização capazes de multiplicar o seu espaço.  

Muito além de uma cozinha mais bonita e aconchegante, os benefícios da organização se estendem a sua rotina. Você e a sua família terão muito mais facilidade para encontrar alimentos e utensílios sempre que precisarem. 

Mas antes de começar… que tal fazer uma limpa? Com tantos utensílios, louças e eletrodomésticos disponíveis no mercado, sabemos que às vezes caímos na tentação de comprar mais do que precisamos. Então, antes de começar a arrumação, reserve um tempinho para separar o que você realmente usa do que só está ocupando espaço na sua cozinha. O que você não quiser mais, passe para frente. O que está parado na sua cozinha pode ser muito útil para outra pessoa! 

 

Verifique a altura das prateleiras 

Se você usa prateleiras altas para armazenar itens baixos (como pratos, por exemplo), você pode estar desperdiçando espaço. Neste caso, você tem duas soluções: diminuir a altura entre as prateleiras e incluir mais uma prateleira no seu armário, ou comprar aramados que literalmente dobram o espaço. 

 

Utilize paredes e partes internas dos armários 

Você não precisa ter uma bancada enorme para armazenar todos os seus utensílios de cozinha. Use as paredes e as partes de dentro dos seus armários de forma inteligente para liberar espaço de bancada e preparar os alimentos com espaço de sobra.  

Hoje em dia, existem organizadores para todos os tipos e gostos. Nas paredes, pequenos suportes podem servir como cantinho dos temperos, azeites, frutas e até escorredor de louça. Os ganchos também podem ser grandes aliados para pendurar talheres maiores e panelas. Aqui a dica é expor seus itens mais bonitos e, de quebra, colaborar com a decoração da cozinha. 

Na parte interna dos armários, os ganchos e suportes podem guardar itens não tão bonitos, mas super necessários, como tampas de panela, produtos de limpeza, luvas, entre outros.  

 

Empilhe potes e panelas 

E por falar em panelas… Como falamos no tópico anterior, as tapas das panelas podem ser armazenadas em suportes na parte interna dos armários. Mas e as panelas e os potes, qual é a melhor maneira de guardá-los? Encaixe um dentro do outro, do maior para o menor, você vai diminuir o volume ocupado. Você já sabe o que fazer com as tampas das panelas, agora, a boa notícia é que resolver o problema das tampas de potes é ainda mais fácil. Escolha um pote maior e alto (como de sorvete, por exemplo) e encaixe todas as tampas juntas, na vertical.  

 

Use suas colheres de culinária como decoração 

Sabe aquela sua gaveta da bagunça, cheia de colheres de pau, escumadeiras, pinças e conchas? É hora de organizá-la! Escolha uma lata, balde de gelo ou jarra que estejam sem uso e coloque suas colheres nele. Além de otimizar o espaço da sua gaveta, você também acaba de ganhar outro item de decoração. 

 

Use um tampão sobre o tanque da lavanderia 

Apartamentos modernos e com espaço mais limitado, costumam compartilhar uma mesma bancada para a pia da cozinha e para o tanque. Isso, não necessariamente significa menos espaço. Ao criar o projeto da sua cozinha dos sonhos, peça para o arquiteto responsável prever um tampão para o tanque, ele pode ser feito do mesmo material que o restante da bancada e no seu verso ainda pode ser feita uma esfregadeira. Você esconde o local do tanque e ainda recupera o espaço perdido para preparar alimentos.

 

Pronto para colocar as mãos na massa e começar a sua organização? Com uma cozinha organizada, você saberá exatamente onde cada item está e terá mais espaço (e tempo!) para curtir o preparo das refeições. Experimente essas dicas!!

Fique por dentro das novidades

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades, condições especiais e conteúdos exclusivos.