x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Indústria da construção prevê aumento no preço dos imóveis

A alta nos preços dos insumos da construção civil bem como a escassez de alguns itens de matéria prima, essenciais para a continuidade das obras, vem interferindo diretamente no setor. Além de impactar diretamente no prazo de entrega dos empreendimentos, a oscilação na indústria tem impactado diretamente no bolso. Isso vale para construtoras e incorporadores, mas, principalmente para quem está em busca da casa própria.
A engenheira civil e gerente de Suprimentos da Prestes Construtora, Aline Nadolny conta que fatores como a alta do dólar e dos combustíveis, redução da produção na indústria e alta demanda do mercado tem interferido, desde o ano passado, na programação e velocidade das atividades nos canteiros. “Os prazos de entrega desse e de outros insumos foram aumentando, ao mesmo tempo que o preço pago por eles chegou, em alguns casos a dobrar”, relata. Ela conta que desde novembro do ano passado um dos principais insumos, como aço, tem tido sua produção comprometida, causando reflexos no cronograma das obras. “Temos percebido, de forma geral através de informações da indústria, de associações e entidades reguladoras do segmento, que não existe uma expectativa de mudança no cenário, pelo
E sob essa análise o empresário e presidente da Associação Paranaense de Construtoras, Gabriel Stallbaum, destaca o impacto no preço dos imóveis, aliado à redução do número de lançamentos, provocada pela instabilidade e falta de previsibilidade. “Infelizmente tem sido necessário o repasse parcial ao consumidor. Na maioria dos casos não é possível repassar o aumento total, por acabar inviabilizar a venda do imóvel”, destaca. Ele complementa que as altas nos preços, que iniciou no segundo trimestre de 2020 e em alguns produtos continua neste ano, não era esperada pelo setor. “Estamos apreensivos por conta da insegurança no mercado e por não se saber quando os preços irão se estabilizar”, desabafa.

Repassa no preço final
A Prestes Construtora e Incorporadora, empresa que é a maior no segmento econômico no Paraná, já sinaliza aumento nos seus produtos. O diretor de Inteligência Imobiliária da empresa, Eduardo Consorte, destaca que será difícil manter o valor dos imóveis no patamar que estava. “Ainda não reajustamos nossos preços de venda, mas diante de toda a expressividade da alta, em breve o reajuste será inevitável em nosso estoque e novos lançamentos”, completa.

Quer conferir mais conteúdos da Prestes? No nosso blog você encontra dicas e materiais que podem te ajudar a conquistar o seu tão sonhado imóvel.