x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Qual o melhor momento para comprar um imóvel?

Um projeto de vida tão grande como ter seu imóvel próprio, exige um olhar cuidadoso para o futuro. A escolha, assim como o momento ideal para comprar imóveis, depende do seu objetivo principal para os próximos anos. 

O cenário nacional também influencia no momento de compra, entre outros fatores como o momento econômico do País e taxas relacionadas ao universo imobiliário. 

Quer saber qual o momento ideal para comprar imóveis? Então continue a leitura deste conteúdo até o final para decidir o melhor momento.

 

4 fatores para avaliar o melhor momento para comprar um imóvel

Antes de qualquer decisão, você precisa definir claramente quais são as suas expectativas. Assim, quando aparecer a oportunidade de ter o seu imóvel dos sonhos, o preparo financeiro valerá cada centavo. 

Confira abaixo alguns itens a serem avaliados:

 

1. Cenário econômico

O principal fator a ser analisado para a compra no momento certo, é o cenário econômico do País, alinhado à sua estabilidade profissional e reservas financeiras que tenha acumulado nos últimos anos.

Neste caso, fazer uso de benefícios que podem ser utilizados para amortizar possíveis juros ou taxas de financiamento, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma boa alternativa.  

Além disso, verificar quais são as condições financeiras e taxas cobradas pelo mercado no momento da aquisição do imóvel são fatores decisivos, principalmente se você precisar fazer um financiamento. 

Neste caso, buscar saber se o produto financeiro estará atrelado à oscilação da Taxa Selic ou do índice de inflação (IPCA) podem ajudar a decidir o melhor momento para comprar imóveis. 

 

2. Estudar a localização do imóvel

Este é um dos fatores mais importantes para a escolha do imóvel, pois quanto mais comércio útil tiver a região, menos tempo e dinheiro você gastará com deslocamentos. 

Comece pesquisando as características dos bairros da cidade, depois avalie os serviços que forem mais relevantes na sua rotina, como farmácia, hospitais, supermercado, açougues, etc. Pode também estudar a estrutura das ruas e a iluminação delas, por questões de segurança e acessibilidade. 

Imóveis com boa localização valorizam mais a longo prazo, o que pode ser um fator interessante caso decida alugar seu apartamento e torná-lo uma fonte de renda. 

 

3. Seu momento de vida

Para saber se realmente vale a pena investir em um imóvel e o momento certo de comprá-lo, é preciso entender seu momento de vida atual, alinhado aos seus planos para o futuro. 

Se formar uma família é sua prioridade, então opte por uma casa, ou apartamento, maior, localizado próximo de escolas. Mas se tem um plano diferente deste, um menor pode ser mais vantajoso para manter, desde que atenda às suas expectativas de espaço. 

O momento presente influencia na decisão, pois as reservas que você possui podem diminuir os valores das parcelas do financiamento, se usadas para a entrada. Não se esqueça de manter uma quantia guardada para emergências. 

 

4. Investimentos a longo prazo

Você sabia que consegue transformar seu imóvel em uma fonte de renda? Sim, é possível através do aluguel para inquilinos. Este costuma ser um investimento comum, visto que de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 28,8% dos brasileiros optaram por este recurso. 

Outros valores devem ser levados em conta quando esta opção é cogitada, pois além das taxas de juros de um financiamento, há a contratação de seguros. As reformas e aprimoramentos feitos também influenciam na valorização, portanto, faça um planejamento que contemple todos os custos de curto a longo prazo. 

 

Como saber se está pronto para comprar um imóvel

Uma vez que você tenha estabelecido metas de vida a longo prazo e avaliado as regiões que contemplam seus objetivos de rotina, a simulação feita exclusivamente para o seu planejamento, junto ao cenário nacional, é a única forma de ter uma direção ainda mais assertiva quanto à compra de um imóvel.

Basear-se em valores aleatórios, certamente mais irá atrapalhar mais do que ajudar o seu processo de investigação de oportunidades. As simulações costumam ser gratuitas, pois seu objetivo é justamente dar um norte quanto ao que vale a pena de acordo com seu perfil. Consultas jurídicas também são muito importantes, portanto inclua esta pendência no check list que usará para comprar um imóvel novo.

 

Check list de fatores a serem avaliados antes da compra de um imóvel:

  • Encontrar a localização ideal
  • Ter boas reservas financeiras
  • Fazer uma previsão de estabilidade profissional
  • Pesquisar construtoras e imobiliárias de confiança
  • Atestar pessoalmente a qualidade da estrutura do imóvel
  • Fazer uma simulação de crédito para o financiamento
  • Avaliar o cenário econômico nacional e tendências do mercado imobiliário

 

Ainda precisa de ajuda para conquistar o sonho do imóvel próprio? Conte com a Construtora Prestes para esclarecer suas dúvidas, te ajudar com simulações de crédito, e selecionar o imóvel que mais se encaixa com seus objetivos. Basta entrar em contato conosco pelo nosso site!

Rate this post