x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Quais são as vantagens de sair do aluguel e comprar o próprio apartamento?

Ainda duvida se sair do aluguel e comprar um imóvel próprio vale a pena? Com essas razões, você terá a certeza de qual é a escolha certa:

Pagar aluguel ou financiar um imóvel? Investir na casa própria ou adaptar-se aos contratos temporários? Essas são algumas das perguntas na hora de contemplar se vale a pena adquirir o próprio imóvel. 

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas das principais razões do porquê isso deve ser levado em conta e não deixar nenhuma dúvida. Confira!

Vantagens de sair do aluguel para o imóvel próprio

Com a abertura de linhas de crédito facilitadas para comprar apartamentos, a aquisição da casa própria tem ficado menos burocrática e mais atingível. Além de investir o próprio dinheiro em uma aquisição de longo prazo, separamos 7 benefícios de ter um imóvel próprio!

1 – Mais controle e gestão financeiro

O financiamento imobiliário corresponde a grande parte das compras de apartamentos. E as opções para financiar imóveis são diversas e específicas para sua necessidade e perfil de compra. Um dos mais comuns, é o que utiliza o SAC (Sistema de Amortização Constante).

Nele, as parcelas diminuem ao passar do tempo e existe a possibilidade de adiantar parcelas adiantadas, reduzindo juros e o montante final. Os juros são pré-fixados e você sabe o quanto vai pagar mensalmente, sem surpresas ou sustos.

No caso dos contratos de aluguel de imóvel, não existe essa segurança sempre. Anualmente, os contratos sofrem alterações seguindo o IGP-M, além de possíveis alterações que o proprietário pode exigir para renovação do contrato.

2 – Mais segurança e estabilidade

Morar de aluguel significa que você está morando no imóvel de outra pessoa. Isso, já demonstra que estabilidade é uma possibilidade remota. Mesmo com o contrato de aluguel simples, o proprietário pode pedir o imóvel de volta e diversas outras situações podem ocorrer.

Além dos reajustes, que podem ficar salgados e inviabilizar a continuidade no local. Com isso, sempre fica aquele sentimento de que não existe tranquilidade e segurança, a qualquer momento pode ser necessário correr com a mudança.

Com o seu próprio apartamento, você tem segurança e estabilidade, sabendo que independente de qualquer coisa, o imóvel é seu e se tem mais gestão de tudo que ocorre.

3 – É a forma de investimento mais segura e rentável

Existe uma grande mudança na mentalidade do brasileiro. Com as diversas crises políticas e econômicas, ficou claro que é preciso ter seu “pé-de-meia” e uma forma de garantir segurança financeira. Para tanto, notou-se que o mercado de investimentos deu um enorme boom nos últimos anos.

Porém, nem todos têm conhecimento nas estratégias ou segurança para investir, afinal, alguns tipos de investimentos são de alto risco. Por esse motivo, os especialistas afirmam constantemente: comprar imóveis é o melhor investimento.

  • O imóvel não é afetado pelas grandes oscilações do mercado. 
  • Crises financeiras (em sua maioria) não tendem a afetar o mercado de imóvel, garantindo estabilidade;
  • Imóveis raramente se desvalorizam. O contrário é mais comum: dependendo do desenvolvimento e investimento da região que ele está centralizado, seu valor tende a ascender;

Portanto, se você está buscando uma forma de investir segura e garantida, comprar um apartamento é a melhor alternativa.

4 – Formar seu patrimônio

A compra de imóveis sempre foi visada para a formação de patrimônio. Seja para sua própria residência, ou ter outras fontes de renda – como o aluguel, por exemplo – ter seu apartamento é uma excelente maneira de garantir o futuro.

Além disso, os imóveis são bens sólidos, que são passados de geração em geração, garantindo segurança para toda família.

5 – Ter mais Liberdade

Quando se mora de aluguel, a possibilidade de ter um apartamento com a sua característica e personalidade, é nula. Afinal, qualquer alteração no ambiente exige a permissão do proprietário e não só isso: o que é feito, fica para o imóvel e o próximo que morar.

Quando o imóvel é seu, não existe essa burocracia. Tudo que for feito nele é para seu próprio gosto e uso, abrindo um leque de oportunidades para deixar ele do jeitinho que sempre sonhou em morar. 

6 – Valorização e ganho do investimento inicial

Conforme já abordamos, os imóveis tendem a se valorizar com o passar do tempo. Mas, existem outros fatores que auxiliam nesse ganho de valor de mercado.

Um apartamento decorado e planejado, por exemplo, tende a aumentar o valor do local exponencialmente. Ou seja, se em determinado momento você resolver se mudar, ou ir para um espaço maior, além de recuperar o valor investido inicialmente, ainda tem um lucro. Incrível, não?

 

Agora você está convencido que investir e apostar no seu próprio espaço, é a melhor alternativa para você e seu futuro? Para te ajudar a realizar o sonho da casa própria, conte com a Prestes! Acesse o site da Prestes Construtora e confira nossos lançamentos.