x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Novo crédito imobiliário da Caixa Econômica disponibiliza nova forma de financiamento de imóveis

O crédito imobiliário Caixa é uma opção de financiamento que tem como principal diferencial a taxa de juros reduzida. 

O intuito é que se torne mais fácil conseguir crédito imobiliário.  As taxas menores irão tornar as parcelas iniciais menores, aumentando o número de pessoas que podem se enquadrar nos requisitos para financiar um imóvel.

Com esse novo crédito, muitas dúvidas começaram a surgir no momento de financiar um novo imóvel: quem já tinha um empréstimo com a Caixa, vai mudar? Essa nova opção é melhor do que a antiga? Vou poder optar por um ou outro ou será uma mudança definitiva?

Por isso, resolvemos fazer um artigo para tirar essas dúvidas e explicar como é possível adquirir um imóvel com a Prestes por meio de crédito imobiliário na Caixa.

Quais taxas foram reduzidas nas novas linhas de crédito imobiliário Caixa Econômica?

A principal mudança é a redução das taxas de juros de financiamento na linha SBPE. Onde os juros fixos estão mais baixos: de 2,95% a 4,95% ao ano +IPCA.

De acordo com anúncio feito pela Caixa Econômica Federal, os empréstimos que forem concedidos a partir do Sistema Financeiro de Habitação, podem ter taxas entre 8,5% e 9,75% + TR. Pode até parecer uma redução baixa, mas, no valor final, se torna um montante considerável. 

Outra mudança de taxa ocorrida é para quem utiliza o Sistema Financeiro Imobiliário no financiamento de imóveis acima de R$ 1,5 milhão. A taxa de juros fica na faixa de 8,5%+TR ao ano a 9,75%+TR ao ano. Hoje, a Taxa Referencial (TR) está zerada.

Por último, também houve redução nas “taxas de balcão”, aquelas direcionadas a pessoas que adquirem financiamento pela Caixa, mas não são clientes do banco. Os juros eram de TR+11%, agora serão de TR+9,75%.

Portanto, na nova modalidade de crédito imobiliário Caixa, o comprador terá parcelas com juros reduzidos somado à inflação atual do país, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). 

Caixa também muda possibilidades de renegociação de empréstimo

Além da redução de juros, também foi lançado o programa “Você no Azul”, no qual pessoas físicas que possuírem atrasos acima de 360 dias e não tiverem garantias, poderão renegociar a dívida.

A nova regra vai permitir que essas dívidas sejam quitadas com descontos de 40% até 90%, a depender das condições do negociante. Contudo, o pagamento com desconto precisa ser feito à vista.

De acordo com O Globo, cerca de 2 milhões de devedores podem receber descontos acima de 80%. No entanto, perto do número total de devedores ao banco, esse montante de pessoas beneficiadas ainda é baixo. No total, a Caixa tem um déficit de R$ 28,6 bilhões.

Quais são os pré-requisitos para conseguir a linha de crédito imobiliário Caixa com juros reduzidos?

Essas taxas são válidas para as mais diversas modalidades de financiamento imobiliário da Caixa, incluindo imóveis novos ou usados.

Não existem pré-requisitos para participar. Assim como as demais, é uma modalidade que pode ser escolhida a depender do objetivo do cliente. Por isso, as demais opções não deixarão de existir.

Critérios para conseguir taxas menores

Alguns itens podem favorecer mais os consumidores no momento de solicitar as taxas mais baixas. Por exemplo, alguns benefícios são oferecidos apenas para quem é servidor público e recebe o salário pelo banco. Entretanto, para os demais compradores, a taxa mínima é de 4,95% ao ano.

eBook Tudo que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel

Outro ponto a ser avaliado é a relação do cliente com o banco. Os que já são correntistas, têm bom histórico de crédito e fazem investimentos pela Caixa, possuem prioridade no momento de alcançar as taxas mais baixas.

Por último, o valor do financiamento e a quantidade de parcelas irão influenciar nas taxas. Quanto maior a entrada oferecida pelo cliente e menor o financiamento, mais flexíveis e atrativos serão os juros. Além disso, prazos de quitação maior também afastam os juros menores, já que o risco corrido pelo banco é maior.

Para quem o crédito imobiliário Caixa é vantajoso?

Taxas de juros menores são sempre atrativas, não é? No entanto, o novo crédito imobiliário Caixa apresenta alguns pontos de atenção que fazem com que não seja vantajoso para todas as pessoas.

O fato de as taxas serem flutuantes e variarem de acordo com a inflação, significa que o valor fechado no momento da compra pode não permanecer igual com o passar dos anos.

Por isso, o público-alvo são pessoas com maior poder aquisitivo, que tendem a comprar imóveis mais caros. A ideia é que essas pessoas possam ajustar melhor ao orçamento às oscilações de juros.

É também por esse motivo que o programa Minha Casa Minha Vida não irá aderir à nova modalidade e se manterá com as taxas.

Utilize o simulador para escolher a melhor linha de crédito

Para saber qual crédito imobiliário da Caixa é melhor para você, basta acessar o simulador habitacional disponibilizado pela instituição. Informando os dados que são solicitados, é possível descobrir dentre as modalidades a melhor opção para a sua situação!

O que é importante saber antes de optar pelo crédito imobiliário Caixa?

Além de saber os benefícios e para quem é indicado o crédito imobiliário Caixa, outros aspectos importantes sobre a modalidade são fortes fatores que devem ser considerados na hora de fazer essa escolha.

A inflação é mais volátil que a TR

Ao apresentar a nova modalidade, o presidente da Caixa apresentou uma simulação em que as parcelas corrigidas pelo IPCA chegariam a ser bem mais em conta do que pela Taxa Referencial.

Contudo, a TR está zerada desde 2017, por isso existe uma constância maior nesta opção. Em contraponto, a inflação apresenta um histórico de alta volatilidade. Como, em geral, as opções de financiamento são parcelas pagas durante muitos anos, é possível que em alguns períodos esteja menor que a opção por TR e maior em outros.

Não é possível trocar de linha de crédito

De acordo com a Caixa, não é possível optar por uma linha de crédito imobiliário e depois de alguns meses ou anos fazer a alteração para outra modalidade.

Portanto, antes de fazer a sua escolha, avalie bem todos os fatores e esteja certo da sua decisão!


O novo crédito imobiliário Caixa só estará disponível para novos contratos

Outra decisão anunciada é que a nova opção de crédito imobiliário Caixa só estará disponível para novos contratos, consequentemente, quem já tem uma linha de financiamento não pode migrar de plano.

Contudo, não foi excluída a possibilidade de isso acontecer com o passar dos anos. Como a modalidade é nova, é possível que o banco avalie a recepção e até amplie suas condições.

Dito isso, você sabia que a Prestes se preparou para essa novidade e já disponibiliza essa linha de crédito para quem deseja sair do aluguel

A Prestes já oferece essa linha de crédito! 

Como não poderia ser diferente, a Prestes já se adiantou e está aceitando em seus contratos a nova opção de financiamento da Caixa. Afinal, trabalhamos com as melhores e mais atualizadas opções de compra do imóvel próprio.

Para saber mais e garantir o sonho da casa própria, entre em contato com um de nossos corretores!

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre o tema, aproveite para conferir estes outros conteúdos em nosso blog:

Até a próxima! 

Prestes Imobiliária: por pessoas, para pessoas

Diferente, ousada e inovadora: assim é a Prestes Construtora, que atua no mercado desde 2009. Com a missão de gerar prosperidade e desenvolver comunidades felizes, desenvolvemos empreendimentos imobiliários que transformam sonhos em realidade.

Nossa expertise está no programa Minha Casa Minha Vida. A empresa trabalha para se tornar a melhor e maior construtora do segmento no Paraná. Estamos comprometidos a promover a qualidade de vida e o bem-estar dos nossos clientes e da comunidade.

Para falar conosco entre em contato.