x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Como escolher o melhor banco para financiar imóvel?

Para realizar o sonho da casa própria sem comprometer tanto o orçamento, muitos brasileiros optam pelo financiamento de imóveis.

Não é à toa que em janeiro de 2020 houve um crescimento de 42,7% na compra de imóveis por meio de financiamento. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Diante de tantas possibilidades para realizar a compra do primeiro imóvel, muitos brasileiros acabam se perguntando: qual o melhor banco para financiar imóvel?

Se você também tem essa dúvida, confira este artigo! Nele falaremos sobre os principais bancos para solicitar crédito imobiliário, as taxas de juros de financiamento e as facilidades de cada.

Boa leitura!

O que levar em consideração na hora de escolher o melhor banco para financiar imóvel?

Antes de conhecer o que cada instituição financeira tem a oferecer, é importante analisar alguns aspectos que podem ajudar na escolha do melhor banco para financiar imóvel. Confira!

Reputação

A reputação tem a ver com a credibilidade que o banco tem:

  • é uma instituição financeira confiável?
  • tudo ocorre dentro do prazo estipulado?
  • como funciona o atendimento ao cliente?

Analisando essas questões é possível identificar se o banco tem uma boa reputação ou não. Uma dica super bacana é acessar o site Reclame Aqui e procurar relatos sobre financiamento imobiliário em cada um deles.

Desse modo, você consegue ter acesso a relatos de pessoas reais que irão facilitar a escolha do melhor banco para financiar imóvel.

Primeiro Imóvel

Facilidades

Outro aspecto a ser levado em consideração são as facilidades que o banco proporciona aos clientes.

Afinal, qual o tempo de quitação do financiamento e quantos por cento do valor do imóvel podem ser financiados?

Ou seja, é preciso analisar como esse investimento vai impactar no seu orçamento e procurar a melhor forma para comprometer a menor parte possível.

Juros

Por fim, mas não menos importante, as taxas de juros!

Para identificar qual o melhor banco para financiar imóvel, é necessário fazer uma comparação entre as taxas de juros de financiamento. Isso porque são elas que vão impactar no valor das prestações.

Por isso, analise todos os aspectos, ponha na balança e veja qual a instituição financeira mais vantajosa para adquirir o seu imóvel.

Mas, afinal, qual o melhor banco para financiar imóvel?

Para ajudar você a escolher qual o melhor banco para financiar imóvel, selecionamos as principais instituições financeiras:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú Unibanco;
  • Santander.

Dessa forma, é possível analisar todas as facilidades e vantagens de cada banco para uma escolha mais assertiva. Confira!

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é o banco favorito dos brasileiros que querem realizar o sonho da casa própria. Isso acontece porque ela dispõe de diversas modalidades de crédito e da menor taxa de juros do mercado.

Nas modalidades tradicionais, a taxa de juros funciona a partir de 6,5% ao ano + TR. Se o imóvel for novo, é possível financiar até 80% do valor, mas, se usado, essa porcentagem cai para 70%.

O financiamento da Caixa pode ser feito pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH) e pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) – carta de crédito, além de aceitar o uso do FGTS.

Para usar o FGTS é preciso ter carteira assinada por mais de três anos. Ele pode ser utilizado como entrada ou para amortizar o financiamento.

Já com o novo crédito imobiliário, é possível contar com juros a partir de 2,95% + IPCA. Assim como a modalidade anterior, o financiamento pode ser feito pelo SFH e pelo SFI.

Ah, e o limite do financiamento pode chegar a 80% do valor do imóvel.

Além disso, há também o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que dispõe de juros a partir de 5%. Para participar dele, o comprador precisa se encaixar em alguma das faixas de renda disponíveis.

Em relação ao parcelamento, pode ser em até 420 meses, exceto para o MCMV, em que o máximo é de 30 anos.

Banco do Brasil

O financiamento do Banco do Brasil tem taxa de juros a partir de 6,99% ao ano + TR e pode cobrir até 80% do valor do imóvel novo ou usado. Ele pode ser feito pelo SFH e pelo SFI (na carteira habitacional hipotecária).

Já para pró-cotista do FGTS a taxa é de 9% ao ano + TR e está disponível para imóveis novos e usados.

Caso opte pelo BB como melhor banco para financiar imóvel, você ainda poderá contar com parcelamento em até 360 meses.

Uma grande novidade é que o Banco do Brasil também lançou uma nova linha de crédito, atualizada pela inflação.

Nela, os juros são a partir de 3,45% + IPCA e pode ser financiado até 70% do valor do imóvel (apenas para clientes Private e Estilo).

Além disso, você ainda pode contar com o financiamento Minha Casa Minha Vida.


Bradesco

O Bradesco dispõe de taxa de juros a partir de 7,30% ao ano + TR e pode financiar até 80% do valor do imóvel novo ou usado.

Suas principais vantagens são a possibilidade de usar o FGTS e o prazo de pagamento, que pode chegar a 360 meses.

Além disso, o financiamento pode ser feito pelo SFH e pelo SFI (na carteira habitacional hipotecária).

Itaú Unibanco

O Itaú, por sua vez, conta com juros a partir de 7,45% ao ano + TR e o financiamento também pode ser feito pelo SFH e pelo SFI.

Já o limite do financiamento pode cobrir até 82% do valor do imóvel, seja ele novo ou usado.

Por fim, o tempo de pagamento pode chegar a 360 meses, dependendo do valor financiado.

Santander

O Santander dispõe de taxas de juros a partir de 7,99% ao ano + TR.

Entretanto, para pró-cotista FGTS a porcentagem cai para a partir de 7,59% + TR, apenas para imóveis novos.

Com o maior limite de financiamento, o Santander cobre até 90% do valor do imóvel, seja ele novo ou usado. Já o prazo de quitação é de até 420 meses para imóveis residenciais.

Agora ficou bem mais fácil analisar as facilidades de cada um e escolher o melhor banco para financiar imóvel, certo?

Então, o que está esperando? A Prestes está de braços abertos para ajudar você a realizar este grande sonho! Fale já com um de nossos consultores.

Se você gostou deste conteúdo sobre bancos para financiamento, também poderá gostar de:

Prestes Construtora: por pessoas para pessoas

Diferente, ousada e inovadora: assim é a Prestes Construtora, que atua no mercado desde 2009. Com a missão de gerar prosperidade e desenvolver comunidades felizes, desenvolve empreendimentos imobiliários que transformam sonhos em realidade.

Sua expertise está no programa Minha Casa Minha Vida. Seu compromisso está em promover a qualidade de vida e o bem-estar dos seus clientes e da comunidade, com ética e responsabilidade.