x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Financiamento de imóveis novos, usados ou na planta em Ponta Grossa

O financiamento de imóveis é, sem dúvidas, a melhor opção para quem deseja realizar o sonho da casa própria gastando pouco. Por meio dele, é possível dividir o valor da propriedade imobiliária em até 35 anos, por exemplo.

Entretanto, um questionamento muito comum entre as pessoas que optam pelo financiamento imobiliário está associado a escolha do imóvel.

Afinal, é melhor comprar um imóvel novo, usado ou na planta?

Pensando em tirar todas as dúvidas sobre esse questionamento, fizemos este artigo especialmente para você.

Além disso, listamos as condições de financiamento de imóveis dos principais bancos para que você possa fazer uma comparação.

Boa leitura!

Qual o melhor banco para fazer o financiamento imobiliário?

Para decidir em qual banco fazer o financiamento de imóveis é preciso analisar as condições de pagamento e taxas de juros.

Para isso, elencamos as característica dos principais bancos. Dessa forma, fica mais fácil decidir qual se adequa melhor à sua realidade financeira.

Ah, e caso você seja cliente de algum desses bancos, dê prioridade a ele, pois é possível conseguir mais vantagens na hora do financiamento de imóveis.

Em primeiro lugar, vamos falar do banco favorito entre os brasileiros para fazer o financiamento de imóveis: a Caixa Econômica Federal.

O financiamento de imóveis pela Caixa conta com a menor taxa de juros do mercado:

  • a partir de 5% ao ano + TR, pelo programa Minha Casa Minha Vida;
  • e a partir de 6,50% ao ano + TR, pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Em segundo lugar fica o Bradesco, com taxa de juros a partir de 7,30% ao ano + TR, seguido do Banco do Brasil (7,40% a.a. + TR) e do Itaú (7,45% a.a. + TR). No último lugar do top 5 está o Santander, com taxa a partir de 7,99% a. a. + TR.

Entretanto, recentemente foi disponibilizada uma nova possibilidade de crédito imobiliário pela Caixa. Se você solicitar o financiamento de imóveis pelo SBPE é possível contar com taxas de juros de 2,95% a 4,95% ao ano + IPCA.

Outro banco que conta com esse novo tipo de crédito imobiliário é o Banco do Brasil. Entretanto, a taxa é mais elevada que a da Caixa. No BB, a porcentagem mínima de juros pelo SBPE é de 3,45% ao ano + IPCA.

Agora que você já sabe quais as taxas de juros de financiamento dos principais bancos, confira quais as diferenças entre financiar um imóvel novo, usado ou na planta!

Qual a melhor opção: fazer o financiamento de imóveis novos, usados ou na planta?

É muito comum que durante o financiamento de imóveis surjam algumas dúvidas como: é melhor financiar um imóvel novo ou usado? É possível fazer o financiamento de imóveis na planta? Qual a opção mais vantajosa?

Por causa disso, elencamos as principais características de cada uma das opções, a fim de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

 

Financiamento de imóveis novos

O financiamento de imóveis novos tem a ver com uma casa ou apartamento que foi construído recentemente e/ou nunca foi habitado antes. Dessa forma, não há a necessidade de se preocupar com reformas e manutenções a não ser que você queira alterar algo que já está pronto.

Outro ponto positivo está na possibilidade de poder se mudar para ele imediatamente. Logo, se você tem urgência em possuir um cantinho para chamar de seu, essa é a melhor opção!

A principal vantagem em optar pelo financiamento de imóveis novos está associada à oportunidade de visitá-lo antes de fechar negócio. Desse modo, é possível ter a certeza de que o imóvel é tudo aquilo que o (a) corretor (a) falou.

Financiamento de imóveis usados

Ao decidir fazer o financiamento de imóveis usados você pode contar com um preço mais acessível. Caso o empreendimento tenha 30 anos ou mais, o metro quadrado acaba se tornando mais barato.

Outra vantagem de optar por imóvel usado está no tamanho do empreendimento. As plantas de construções mais antigas tendem a ser maiores. Esse tipo de imóvel é ideal para famílias grandes ou pessoas que gostam de lugares mais espaçosos.

Entretanto, se o prédio for muito antigo pode ser necessário fazer algumas reformas e/ou manutenções. Além disso, é muito comum que não haja sistema de economia de água e eletricidade, como em construções mais modernas.

Em imóveis usados, você pode se deparar também com a ausência de sistemas de gás compartilhado para condomínio. Para quem gosta de economizar, esse tipo de serviço é muito útil, já que o custo é muito menor do que um botijão.

Outra coisa que é deixada de lado em imóveis antigos é a área de lazer. Portanto, se você pretende morar em um lugar que tenha piscina e outras opções de diversão, é preciso analisar direitinho as possibilidades existentes.

Financiamento de imóveis na planta

O financiamento de imóveis na planta é indicado para quem não tem pressa, já que isso significa que você está comprando algo que ainda está em fase de construção ou será construído.

Uma das principais vantagens está no preço acessível e nas boas condições de pagamento. O financiamento de imóveis que ainda estão na planta pode gerar economia de até 20% para o seu bolso! Além disso, as parcelas podem ser menores que as prestações de um aluguel.

Outro ponto positivo é que você está adquirindo um imóvel novo! Como você já sabe, isso é sinônimo de economia em reformas e manutenções.


Além de todas essas vantagens, você ainda consegue fazer a personalização de alguns cômodos, como:

  • alterar os tamanhos de alguns espaços;
  • solicitar outro tipo de acabamento para pisos, torneiras e armários.

Dessa forma, você consegue economizar com a mão de obra. Mas lembre-se, é necessário consultar a construtora que está construído o imóvel para saber se essas mudanças são possíveis.

Após todas essas dicas ficou bem mais fácil decidir entre fazer o financiamento de imóveis novos, usados ou na planta, não é mesmo? Entre em contato com um de nossos corretores e dê o primeiro passo para a realização do seu sonho.

Até a próxima!

Se você gostou deste artigo, também poderá gostar de: