x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Descubra qual é o tamanho ideal do apartamento para o seu estilo de vida

O tamanho do apartamento nunca foi uma preocupação tão elevada das pessoas, antes da pandemia. Afinal, era um espaço que servia apenas para descanso, entre as corridas rotinas diárias.
Porém, com o novo novo normal e as medidas de restrição à circulação e isolamento social, aliado a adoção do modelo home office, essa preocupação começou a ser olhada. Você sabe qual o tamanho ideal de um apartamento para você?

O que preciso considerar para escolher o tamanho ideal de apartamento?

Antes de tudo, você precisa conhecer a sua realidade, gostos e perfil. Independente se o apartamento será para uma, duas ou mais pessoas, tudo dependerá do seu conforto. Lembrando que o espaço do imóvel afeta a qualidade de vida dos ocupantes.

Além disso, o apartamento que você escolhe, revela seu estilo de vida e personalidade. Então, bora para as dicas?

1 – Dica de ouro: quanto tempo você vai ficar no imóvel

Imóvel é o melhor investimento que você pode fazer, a médio e longo prazo. Entretanto, é uma responsabilidade de muitos anos que será assumida. Então, essa primeira dica deve ser a primeira a nortear a sua escolha.

Se o seu desejo é ficar vários anos naquele local, então, o imóvel tem que comportar seu estilo de vida atual, somando aos planos e sonhos futuros que estão em andamento. 

2 – Qual o seu estilo de vida e preferências?

Você é daquele tipo de pessoa que ama receber convidados na sua casa, fazer encontros com os amigos, utilizar o espaço para socializar? Então, as áreas comuns, como sala, cozinha e varanda gourmet, por exemplo, são itens essenciais e devem ter um bom espaço.

Agora, se o conforto e a área de descanso são mais importantes, o quarto e banheiro precisam ser espaçosos para a sua qualidade de vida.

3 – Que ambientes serão mais usados no dia a dia

Nem sempre a metragem maior do apartamento, significa que todos os espaços serão grandes. Cada empreendimento possui seu desenho, priorizando alguns ambientes, enquanto outros irão priorizar os demais.

Cozinhar é um hábito que existe na sua rotina? Então a cozinha precisa ser espaçosa e confortável, permitindo mobilidade e conforto para tal atividade. Prefere uma área de descanso mais confortável? A sacada e sala precisam ser mais amplas e, se possível, integradas.

4 – Qual seu planejamento familiar?

Mesmo que esteja sozinho agora, caso existam planos familiares para um futuro breve, é necessário considerar esse quesito. Quantos membros a família terá, qual será o espaço necessário para acomodar tudo isso?

Pelo menos, um quarto a mais é o ideal para ter uma certa tranquilidade nesse aspecto. Portanto, sente e analise com cuidado esse tópico.

Dica Bônus: Busque opções com pet place para seu animalzinho!

Existem inúmeros benefícios – comprovados – para a saúde, em ter um pet na sua casa. Eles são excelentes companheiros, ajudam a controlar o estresse, a ansiedade e melhoram significativamente o dia.

Porém, uma das responsabilidades de um dono é manter o bem-estar e conforto dos nossos amigos peludos. Gatos são animais mais práticos e não demandam tanto espaço, entretanto, ainda assim precisam dos seus cantos para descansar e se esconder.

Cachorros, especialmente os de porte médio, já demandam mais espaço para gastar energia e se manter ativo. Então, observe todas essas variáveis.

5 – Home Office continuará sendo remoto para os moradores

Apesar da volta gradual das empresas, a maioria optou por manter o trabalho híbrido. Ou seja, alguns dias no escritório, outros em casa. Se o trabalho remoto continuar sendo uma opção, isso precisa ser visto para escolher o tamanho ideal de um apartamento.

Então, trabalhar da sacada com uma vista bonita e ar fresco ou até mesmo montar um escritório com uma área dedicada ao melhor conforto e comodidade para realizar suas atividades, deixa de ser um luxo e passa a ser uma opção muito buscada. 

6 – Móveis e decoração

Seus gostos vão refletir no seu imóvel, através da escolha dos itens que irão compor o espaço. Mais conforto para assistir uma TV? Então, um sofá retrátil é a melhor escolha, porém, a sala precisa comportar sua estrutura.

Mais espaço na cama, evitando ser derrubado? O quarto tem que ter espaço para acomodar confortavelmente a cama escolhida, sem prejudicar a circulação ou mobilidade.

Todos os utensílios domésticos precisam ser estudados. Geladeira, fogão, máquina de lavar, entre outros, devem ser devidamente comportados. Móveis planejados e itens de decoração também vão ter que se adaptar à sua realidade.

Observe muito além da metragem do apartamento

As dicas que demos, são para te guiar nesse momento de escolha da sua nova moradia. E,  independente da metragem, você precisa avaliar a sua qualidade de vida, conforto e estilo. Conforme colocamos, cada empreendimento tem suas particularidades, um espaço pode ser maior que o outro e uma metragem menor, mas bem aproveitada, vai ser uma ótima escolha para você.

Então, na hora de escolher o tamanho do seu apartamento, leve em consideração também o sentimento de acolhimento, conforto e estilo. Para isso, conte com o apoio dos especialistas da Prestes, converse com um de nossos consultores e conheça as opções de empreendimentos.