x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Cuidados na hora de comprar seu imóvel com segurança

Separamos 6 dicas para você comprar seu imóvel próprio sem preocupações. Clique e confira todos os detalhes!

Conquistar um espaço, do jeito que você sempre sonhou, é um dos maiores sonhos da vida e, consequentemente, um dos maiores investimentos também. Diante disso, algumas precauções devem ser tomadas com o intuito de proteger você e a sua família de possíveis golpes e dores de cabeça. 

Como a Prestes se preocupa com o seu futuro e deseja fazer parte dos melhores momentos da sua vida, incluindo esse, trouxemos 6 cuidados que você deve tomar antes de comprar seu imóvel. Há 12 anos no mercado, reunimos toda a nossa experiência para te ajudar nesse momento tão decisivo. Vamos lá?

1. Entenda suas necessidades

Antes de definir seu imóvel, assim como condições de pagamento e os demais pontos importantes, é preciso compreender o que você e sua família precisam para viver com conforto e segurança. Esse primeiro passo te ajudará a descobrir coisas essenciais agora, como quantidade de quartos, banheiros, suítes e vagas, se gostaria de morar em um espaço com área exclusiva para pets ou de lazer. Além disso, pense a longo prazo e cogite a compra de um imóvel com um quarto a mais, caso pretenda aumentar a família ou trabalhar de casa.

Sabemos que essa etapa pode ser um pouco trabalhosa, pois você terá que analisar todos os pontos da sua vida, indo além da metragem ideal, casa ou apartamento, com ou sem varanda, entre outras questões estruturais. Mas esse é um exercício que evitará possíveis dores de cabeça no futuro, garantindo que você e sua família façam a melhor escolha de suas vidas.

2. Analise a localização do imóvel

Agora que você já compreende as necessidades da sua família e sabe o que precisa ter no imóvel ideal, fica mais fácil encontrar o melhor espaço. O segundo passo nessa tomada de decisão envolve a localização, afinal, um imóvel bem localizado faz toda a diferença em sua rotina. 

Por isso, observe a infraestrutura disponível nos bairros de sua preferência, assim como a existência de escolas, padarias, supermercados, farmácias, hospitais e linhas de ônibus. Procure sobre a segurança da região, sobre o crescimento do lugar, tudo o que for necessário e essencial para você.

3. Pesquise sobre a construtora/incorporadora

Se você optar pela compra de um imóvel na planta, pesquise a história e reputação da construtora ou incorporadora. Verifique se ela possui pendências na Justiça ou reclamações no Procon. Visite os decorados da empresa, outras obras que já foram entregues pela mesma e, se possível, converse com moradores sobre atrasos na obra, problemas de infraestrutura ou outros tipos de problema. 

Muitas empresas, como a Prestes, permitem que seus clientes acompanhem o estágio das obras via internet. Observe se a empresa escolhida oferece esse nível de transparência aos seus consumidores, principalmente, se você pretende se tornar um deles.

4. Encontre a melhor forma de pagamento

Já tem algumas opções em vista? Hora de escolher a forma de pagamento que mais se adequa ao seu orçamento. Existem diversas maneiras para comprar seu imóvel, como reunir o montante necessário e efetuar o pagamento à vista, assim como o financiamento imobiliário, que pode ser feito por uma instituição bancária ou diretamente com a construtora. Além disso, certas empresas aceitam o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para amortizar a dívida e realizar o investimento com tranquilidade.

5. Verifique a documentação do imóvel

Ao optar pela compra de um imóvel por construtora, alguns documentos devem ser apresentados durante a negociação como garantia de regularidade do empreendimento. O primeiro deles é o registro de incorporação, que assegura a aprovação da obra junto aos órgãos competentes. Além disso, fique de olho nas certificações da construtora, afinal, essas certificações confirmam a qualidade dos insumos utilizados pela empresa e a excelência em seus processos. Busque saber se ela possui todas as certificações exigidas pelo setor da construção civil, incluindo certificados de segurança e qualidade.

Todo mundo sabe que uma mão de obra qualificada é essencial para uma boa obra, não é mesmo? Por isso, cheque se a construtora possui engenheiros, arquitetos e técnicos de segurança do trabalho no corpo técnico. São esses profissionais que asseguram a fiscalização e acompanhamento especializado durante a construção do empreendimento.

Por último, mas não menos importante, verifique se a construtora ou incorporadora possui um setor de assistência técnica na empresa, afinal, imprevistos podem acontecer após a finalização do imóvel. O importante é que os moradores não fiquem desamparados depois da entrega do empreendimento.

6. Programe-se em relação a gastos extras

Após a liberação do financiamento, a assinatura da escritura do imóvel e a entrega das chaves, o cliente terá que pagar o ITBI à Prefeitura e as taxas de registro cartorárias. Elas correspondem a cerca de 4% do valor de compra do imóvel, ou seja, tenha uma reserva financeira para lidar com isso da melhor forma possível.

Se você leu até aqui e anotou todas as dicas, temos certeza de que fará um ótimo negócio. E, claro, lembre-se de contar com a Prestes nesse momento tão especial para a sua família. Atualmente, temos empreendimentos em Apucarana, Cambé, Castro, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Tibagi, e, em breve, um lançamento em São José dos Pinhais. Estamos totalmente focados no desenvolvimento de moradia com atributos voltados à qualidade de vida e bem-estar de nossos clientes e o próximo pode ser você. 

Entre em contato conosco pelos canais de atendimento em nosso site ou visite a sede na cidade de Ponta Grossa para encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Rate this post