x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Conheça todos os tipos de apartamento e suas características

Dúvidas entre qual tipo de apartamento comprar? Descubra agora mesmo qual o melhor imóvel para você.

Comprar o seu lar é um momento único e especial. Cada pessoa tem seus costumes e gostos, desde o lazer até o descanso. Entre todas as etapas de planejamento para conquistar o imóvel próprio, é comum que exista um questionamento: qual é o tipo de apartamento que devo comprar?

Essa é uma questão que deve ser muito bem analisada, já que o imóvel ideal para você tem que levar em consideração seus planos para longo prazo. Entenda a seguir sobre esses tipos de moradia e escolha aquela certa para o seu perfil.

Morar em apartamento vale a pena?

Apartamentos com uma ampla área de lazer, além de reunir amigos e familiares em um ambiente mais seguro e aconchegante, é um auxílio na economia mensal, uma vez que o uso é liberado para todos os condôminos, sem taxas extras. Sendo assim, você consegue aproveitar, quando quiser, churrasqueiras, piscina, academia e outros entretenimentos que variam de acordo com cada empreendimento. 

Em termos de segurança, os apartamentos contam com um sistema mais ágil do que o de uma casa, por exemplo, pois o condomínio cobre todas as instalações de câmera, alarme, agentes de segurança, controle de entrada e saída de pessoas, e o que mais for necessário para manter o local protegido. Como a moradia tem mais inquilinos, as chances de vizinhos ajudarem com rapidez em uma emergência são mais altas do que vizinhos de rua. Assim, o senso de comunidade é um reforço para evitar perigos. 

Ao morar em um apartamento, você não precisa se preocupar com a limpeza, reparos e manutenção externa. Sua responsabilidade é apenas o espaço interno do seu lar, afinal, a parte externa já tem serviços próprios para isso, também contemplados pelo condomínio.

Mesmo com as taxas condominiais, o custo de manter um apartamento é bem menor se comparado a uma casa, que muitas vezes exige reparos com jardinagem, dedetização e manutenção saindo totalmente do bolso do(a) proprietário(a), enquanto em um prédio os custos são divididos entre condôminos, reduzindo o valor gasto. Além da economia com alguns lazeres, quando o condomínio possui quadras de esporte, churrasqueiras, academia e demais utilidades.

Vantagens de morar em apartamento:

  • Segurança reforçada;
  • Infraestrutura completa;
  • Áreas de lazer;
  • Economia com consumos variáveis;
  • Não se preocupar com limpeza externa;
  • Senso de comunidade.

Conheça todos os tipos de apartamentos

Apartamento em Home Club

Home Club é um tipo de empreendimento focado no lazer dos condôminos. Geralmente vão além de academia e salão de festas, podendo ter piscina, quadras poliesportivas e espaço pet. Pensando nas crianças, as brinquedotecas são o espaço ideal para se divertirem. Já os salões de jogos são para todas as idades. As opções são variadas, inclusive as mais criativas como redários

A escolha por um apartamento em Home Club contempla todas as personalidades: da pessoa mais introspectiva à mais sociável, pois, todo o lazer que precisa está a alguns passos da porta da sua casa, e pode ser escolhido de acordo com os gostos pessoais desde ler nas redes, a fazer uma confraternização com amigos nos espaços de festa. 

Apartamento Tradicional

É uma ótima opção se você preferir atividades de lazer fora do condomínio e quiser viver uma rotina mais simples, já que os apartamentos tradicionais, com até 4 quartos, não necessariamente deixam de ter áreas de lazer, mas são mais limitadas, como apenas salão de festas e churrasqueira coletiva.

Geralmente, estão em boas localizações, pois justamente por serem mais antigos conseguiram se estabelecer próximos de pontos turísticos, mercados municipais, hospitais e outros serviços importantes. 

Em apartamentos tradicionais, o condomínio costuma ser mais em conta, embora o valor também dependa dos consumos coletivos do prédio, pois é dividido entre cada apartamento. Se o imóvel for mais antigo, custos de manutenção e reparos podem surpreender. Por isso, cogite comprar imóveis em empreendimentos mais novos.

Apartamento de 1 quarto

Para solteiros, casais sem filhos, aposentados e estudantes, que não querem se preocupar em passar muito tempo limpando e organizando um espaço grande, um apartamento de 1 quarto pode ser a opção ideal. 

Um apartamento menor, mas bem planejado, se torna um lar aconchegante quando o proprietário planeja o imóvel de acordo com seu estilo de vida. Isso inclui móveis criados para otimizar espaços, sendo dinâmicos e escondendo objetos que possam gerar alguma poluição visual ao ambiente. 

Apartamento Garden

Há uma variedade de tipos de apartamentos Garden. A intenção principal é ser uma área extra de extensão térrea privativa, mas pode transformá-la em um jardim para plantar ervas e temperos, criar um espaço para pets e lazer, ou um pátio para as crianças, seus hobbies e confraternizações. 

As possibilidades são várias. Alguns desses imóveis, dependendo do tamanho disponibilizado, podem comportar piscinas, jacuzzis e outras áreas planejadas com diferentes objetivos do(a) proprietário(a). 

Ou seja, se você precisa de um espaço extra, seja pela finalidade que for, o apartamento Garden atende às suas expectativas.

Apartamento Duplex

O apartamento Duplex se divide em dois andares. É outra alternativa para quem deseja mais espaço. A grande maioria dos apartamentos Duplex possuem lindas vistas e suítes, portanto todas as pessoas que buscam um lar maior, com mais funcionalidades em cômodos, podem aproveitar ótimos momentos. 

Famílias com crianças pequenas devem ter uma atenção especial com a segurança e manutenção dos degraus da escada (assim como pets, e principalmente os idosos). 

É ainda mais vantajoso morar em um Duplex que possua localização privilegiada e uma diversidade de áreas de lazer no condomínio. Solteiros e casais podem aproveitar o espaço também para receber amigos e familiares, mas para pessoas na terceira idade pode não ser tão vantajoso ter um imóvel deste tipo. 

E então, já descobriu seu tipo de apartamento ideal? Independente da sua escolha, é preciso contar com o parceiro certo para realizar seu sonho da casa própria. A Prestes Construtora trabalha com diversas opções de imóveis e lançamentos. Venha conferir em nosso site!

Rate this post