x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Comprar apartamento na planta: vale a pena?

Para quem está planejando investir no primeiro imóvel, comprar apartamento na planta pode ser uma excelente opção. Isso porque investir em um imóvel que ainda será construído tem diversas vantagens. 

Mas será que esse é mesmo o melhor investimento para as suas economias?

Independente do tipo de imóvel, um estudo realizado pelo MindMinders, em 2018, indica que sair do aluguel ou da casa de familiares ainda é uma das principais prioridades dos brasileiros. 

Dos mil entrevistados pela startup, 52% têm o sonho da compra da casa própria como algo primordial. Outros 60% acreditam que pagar aluguel é um desperdício de dinheiro. O estudo aponta ainda que 59% têm o hábito de fazer um planejamento financeiro e 39% economizam todo mês para comprar um imóvel.

Apesar do número de pessoas que se planejam para investir, os entrevistados sinalizaram algumas dúvidas e incertezas que permeiam o processo de decisão da compra do primeiro imóvel. Saber se a compra de um apartamento na planta vale a pena é uma delas. 

Por isso, hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre comprar um apartamento na planta e mais: vamos dar algumas dicas para você que está em dúvida se esta é ou não uma boa opção.

Boa leitura!

Quais são as vantagens e desvantagens?

Comprar um apartamento na planta significa que você estará adquirindo um imóvel que está em fase de construção ou ainda será construído. 

Mas será que realmente existe vantagem em comprar algo que você ainda não pode ver? Antes de responder essa e outras perguntas, é importante que você avalie os objetivos que você tem para o imóvel.

É para moradia imediata ou para investimento? Se for para moradia, qual o nível de urgência para ocupar o novo imóvel? Você está pagando aluguel ou pode aguardar o tempo de construção do empreendimento?

Essas são as principais perguntas para decidir se comprar apartamento na planta vale a pena ou não. Separamos a seguir vantagens e desvantagens para te ajudar a tomar essa decisão com mais segurança e tranquilidade.

Confira!

Vantagens de comprar imóvel na planta

Preço acessível e boas condições de pagamento

Uma das maiores vantagens de comprar um apartamento na planta é que o preço costuma ser mais acessível do que o de um apartamento pronto.

Até 20% mais barato que um imóvel pronto, os empreendimentos comprados na planta exigem uma entrada mínima e as parcelas podem apresentar valores menores que o aluguel. 

Além disso, algumas construtoras oferecem o benefício de parcelar a entrada do imóvel até a entrega das chaves, por exemplo.

Se você não tem pressa para a realização do sonho da casa própria, pode esperar o tempo da construção, e, principalmente, quer comprar imóvel com pouco dinheiro, o valor de um apartamento na planta pode sair mais em conta entre as possibilidades do mercado imobiliário. 

Um ponto de atenção é o valor dos juros cobrados! É importante que você faça os cálculos e avalie se ao final da quitação não estará pagando um valor muito maior.

eBook Tudo que você precisa saber para comprar seu primeiro imóvel

No financiamento na planta, o imóvel é novo

Por mais que comprar um apartamento na planta exija a espera pela finalização da obra, no fim das contas, você terá em mãos um imóvel construído com materiais novos, e sobre o qual a construtora terá total responsabilidade. 

Comprar apartamento na planta é uma garantia de estar adquirindo um imóvel com instalação nova e moderna. Isso te ajudará a economizar com a manutenção do apartamento, além de permitir que você possa personalizá-lo como achar melhor.

Mais tempo para economizar

Apartamentos a venda na planta costumam ficar prontos em um ou dois anos, isso significa que você terá tempo de se planejar financeiramente e não ter dor de cabeça. Além de poder parcelar a entrada, ter esse tempo disponível te ajudará a economizar para a reforma do imóvel.

Como não precisará fazer as coisas com pressa, você pode pesquisar em diversos lugares, fazer orçamento com fornecedores diferentes, negociar a mão de obra para cada fase da obra e comprar muitos dos materiais e móveis parceladamente. 

Além disso, comprar apartamento na planta apresenta uma grande vantagem: você consegue planejar todo o pagamento do imóvel em um período maior. 

Você precisará pagar uma parte pequena do valor na fase de construção e a maior parte depois que as chaves são entregues, podendo parcelar de acordo com sua necessidade.

É possível personalizar alguns cômodos e economizar com mão de obra

Ao comprar um apartamento pronto você tem que se adaptar ao formato dele, mas em alguns imóveis na planta, é permitido pela construtora a personalização de alguns cômodos. 

É possível não somente alterar medidas de algumas áreas, como também alguns materiais de acabamento utilizados, como piso, torneiras e armários. Este item está diretamente associado ao planejamento. 

Se você está bem organizado financeiramente, poderá colocar um material com uma melhor qualidade ainda na fase de construção do imóvel, adiantando a finalização da sua unidade e economizando na mão de obra, já que utilizará do trabalho dos profissionais da própria construtora. 

Isenção do IPTU até a entrega das chaves

Os gastos com um imóvel vão muito além do pagamento da parcela dos materiais e móveis comprados para deixar o novo lar com a sua cara. 

Para todas as pessoas que ocupam um imóvel, existe a necessidade de recolhimento do IPTU ou Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana. Mas por que estamos falando disso se o tema é comprar apartamento na planta?

Porque essa é outra das muitas vantagens desse tipo de investimento. Ao comprar um imóvel, todo início de ano você terá também os custos do IPTU. Contudo, enquanto seu imóvel está em fase de construção, você não precisará pagar esse imposto até a entrega das chaves.

Assim, você não precisa apertar o orçamento. Parece um bom negócio, certo?

Desvantagens de comprar apartamento na planta

Reputação da construtora

Essa é uma questão que deixa muitos consumidores apreensivos. Isso porque algumas empresas costumam não entregar tudo aquilo que prometeram na planta baixa do empreendimento.

Cômodos com dimensões e revestimentos diferentes do anunciado na venda do imóvel e outras irregularidades do tipo podem ser encontradas, caso você feche negócio com uma construtora não-confiável ou de má reputação.

Portanto, evite surpresas e considere essa escolha de forma criteriosa e prioritária. Até porque se você já sabe que a construtora não tem uma boa reputação, e mesmo assim decide fazer negócio com ela, é melhor se preparar para enfrentar outros problemas, incluindo o atraso na entrega.

Atraso na entrega do imóvel

Ao comprar um apartamento na planta, você receberá uma previsão de data de conclusão e de entrega das chaves. Entretanto, existem muitos casos de não cumprimento dos prazos na construção de empreendimentos, esses atrasos podem variar de 6 meses a 3 anos.

Entre os motivos mais comuns de atraso estão as condições climáticas do local, problemas na coordenação da obra ou com alguma documentação.

Mesmo sendo algo muito frustrante e desagradável, nessa situação você ainda poderá contar com uma boa vantagem: os proprietários que tiverem seus imóveis atrasados em mais de 6 meses, deverão, por lei, ser indenizados com uma multa por mês paga pela construtora.


Como funciona a compra de um imóvel na planta?

Se você está pensando em comprar um imóvel na planta, é importante saber que os trâmites do contrato de compra são diferentes dos que seriam para um imóvel já pronto.

Apesar das diferenças, ambos podem ser adquiridos através de financiamento imobiliário. No caso do apartamento na planta, basicamente a compra pode ser dividida em duas partes: o momento antes da entrega das chaves e após o recebimento.

Momento antes da entrega das chaves

Durante o período da obra, o comprador do imóvel irá pagar somente o valor da entrada, que pode ser parcelada, e as primeiras parcelas referente ao valor do imóvel. 

Nesse momento, é comum achar que o valor é mais caro do que o de um imóvel novo. Isso porque o valor de entrada é maior. Acontece que a construtora e a incorporadora utilizam o montante de entrada para acelerar a construção do empreendimento.

Diferente dos financiamentos para imóveis prontos, a construtora escolhida não poderá cobrar juros sobre o pagamento das parcelas até a data de entrega do apartamento pronto. 

Apesar disso, as correções monetárias incidirão sobre o valor em decorrência do reajuste de preço dos materiais utilizados para a construção, afinal, pode ser que a construção esteja prevista para durar alguns anos e a inflação altere o valor do material e da mão de obra com o tempo.

Momento após a entrega das chaves

Finalmente o grande momento chegou! Obras concluídas e mudança pronta, essa é a fase em que o proprietário do imóvel decide prosseguir com a solicitação do financiamento ou se irá quitar o imóvel de uma vez só.

Se a escolha for pelo financiamento imobiliário, será necessário dar entrada na solicitação junto ao banco. Além de analisar a sua renda familiar, a instituição financeira irá avaliar outros fatores para decidir se deve ou não conceder o crédito imobiliário.

Aprenda como utilizar a sua renda familiar e entenda todos os passos para realizar Cadastro Minha Casa, Minha Vida

Durante essa análise, além do banco avaliar toda sua documentação e históricos de compras, também enviará um arquiteto ou engenheiro para avaliar se a construção do imóvel atende a legislação vigente, além de buscar um meio de assegurar que ele realmente será construído.

E aí, conseguiu sanar todas as dúvidas sobre comprar apartamento na planta?

Esperamos que o nosso artigo tenha te ajudado a dar mais um passo em direção ao sonho de comprar o seu apartamento. 

E se você está planejando comprar o seu primeiro imóvel, não deixe de conferir o nosso eBook gratuito com dicas que irão te ajudar a alcançar esse sonho mais rápido!

Entre em contato conosco para conferir as nossas opções de imóveis!

Aproveite também para conferir nossos outros conteúdos:

Prestes Imobiliária: por pessoas para pessoas

Diferente, ousada e inovadora: assim é a Prestes Construtora, que atua no mercado desde 2009. Com a missão de gerar prosperidade e desenvolver comunidades felizes, ela desenvolve empreendimentos imobiliários que transformam sonhos em realidade.

Sua expertise está no programa Minha Casa Minha Vida. A empresa trabalha para se tornar a melhor e maior construtora do segmento no Paraná, mas sem esquecer dos negócios voltados ao alto padrão. Seu compromisso está em promover a qualidade de vida e o bem-estar dos seus clientes e da comunidade, com ética e responsabilidade.