x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Conheça todos os gastos envolvidos na compra de um imóvel

Para muitas pessoas, os gastos envolvidos na compra de um imóvel, são sem dúvida, algo custoso, de uma forma geral. Porém, além do valor do imóvel, geralmente surgem muitas dúvidas sobre a quais são as taxas, impostos e uma série de outros pagamentos que devem ser realizados ao longo do processo de compra.

Para entender tudo sobre este assunto, explicaremos o que é e como funcionam:

  • ITBI;
  • Registro;
  • INCC;
  • Corretagem;
  • Juros de obras;
  • Entre outros.

Esperamos que, depois deste artigo, você esteja preparado para a compra do seu apartamento.

Boa leitura!

Conheça as taxas cobradas na compra de imóveis

Toda aquisição imobiliária requer cobrança de taxas, isso é inevitável. 

Por causa disso, é extremamente importante conhecer cada uma dessas cobranças para que você possa se organizar e traçar um planejamento financeiro familiar em torno dessa compra.

Taxa ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis)

Para começar, vamos falar de um dos principais gastos envolvidos na compra de um imóvel, o ITBI. Ele é um tributo municipal cobrado no momento da compra, toda vez que um empreendimento muda de dono.

A sigla significa Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e é um tributo regulado pela prefeitura.

O valor corresponde a 2% ou 3% do valor venal (valor de mercado) do imóvel – que pode ser identificado no carnê do IPTU ou na certidão de valor venal.

O pagamento do ITBI é pré-requisito para o registro da escritura do imóvel.

Esse pagamento pode ser feito no cartório de registro de imóveis, por meio de uma guia emitida pelo escrivão.

Aos compradores do primeiro imóvel pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) está assegurado o desconto de 50% no valor do tributo. Esse é um direito assegurado pelo artigo 290 da Lei nº 6.015/73.

Outra facilidade permitida a quem não tenha condições de pagar o ITBI à vista é parcelar o valor e pagar junto com as parcelas do financiamento do imóvel.

Na Prestes Construtora, você encontra oito opções de imóveis! Os empreendimentos estão localizados em Ponta Grossa (PR), Castro (PR) e Tibagi (PR). 

Registro do imóvel

Para a emissão da escritura do imóvel, só é exigido pagamento para quem vai comprar o imóvel à vista, porque, para quem financia, o contrato com o banco vale como escritura temporária.

A escritura pública é o documento onde estão registradas as informações sobre a propriedade, os dados do vendedor e do comprador do bem.

Tendo a escritura em mãos, é chegada a hora de registrá-la no cartório de registro de imóveis da cidade.

O valor pago em cartório varia conforme a região e custa, em média, o equivalente a 1% do valor da casa ou apartamento.

quer comprar seu primeiro imóvel

Taxa INCC

INCC é a sigla para o Índice Nacional de Custos da Construção. É a tabela que acompanha as variações de preço dos materiais, mão de obra e matéria-prima da construção civil.

O INCC é calculado mensalmente e utilizado para reajustar o preço final dos imóveis habitacionais em construção no país.

O objetivo é que o preço dos recursos humanos e materiais, que varia durante a obra, seja repassado de forma justa no valor do imóvel.

O índice é aplicado apenas para imóveis comprados na planta. Em caso de financiamento, o comprador vai ter o reajuste aplicado todos os meses sobre as parcelas até quitar completamente o valor do imóvel. Caso compre à vista, não sofrerá reajuste.

Juros de Obra

Juros de Obra é um encargo cobrado pelo agente financeiro desde a assinatura do contrato de financiamento, em tese, até a entrega das chaves do imóvel.

Esta taxa é cobrada dos compradores a partir da assinatura do contrato de financiamento habitacional.

No contrato de financiamento, esta modalidade de juros é, quase sempre, nomeada como “Taxa de Evolução de Obra”.

Corretagem

Estabelecida pelos artigos 722 e 729 do Código Civil, a taxa de corretagem é a forma de remuneração da prestação de serviços dos corretores de imóveis. É um percentual cobrado para cada operação de compra e venda realizada pelo corretor durante o seu trabalho em uma imobiliária.

Assim, toda vez que um corretor de imóveis é contratado para exercer uma consultoria ou intermediação, a taxa de corretagem é previamente acordada e informada ao contratante por meio do contrato. 

É o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) que dá os direcionamentos de como a cobrança deve ser realizada, o que permite, conforme sua última atualização, a livre determinação de valores e negociação entre as partes interessadas.

O valor da corretagem é determinado de acordo com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de cada região.

Não é o comprador quem paga um valor a parte para o corretor ou imobiliária – quem o faz é a construtora, no momento da compra de imóveis.

Documentos necessários para comprar um imóvel

A famosa burocracia abrange uma série de custos que vão muito além do financiamento e dos juros. 

Além dos gastos envolvidos na compra de um imóvel com as taxas, é preciso ter atenção com alguns documentos para aquisição que também custam e são pagos justamente pelo comprador.

Escritura pública

A escritura pública é realizada em cartório, mas para quem compra o imóvel à vista. É um documento que comprova a origem do bem e quem tem o direito à propriedade.

 

Se por acaso você fez um financiamento, terá sua escritura definitiva somente após quitá-lo.


Quando se compra um imóvel que já possui número de matrícula imobiliária, deve-se lavrar uma escritura pública de compra e venda, que é o Instrumento Jurídico legal para a obtenção da propriedade plena.

Seguro

Todo financiamento de imóveis no Sistema Financeiro de Habitação exige seguro em caso de morte e invalidez permanente e danos físicos do imóvel, o MPI e o DFI.

O valor cobrado para garantir esses seguros são pagos simultaneamente durante as parcelas do financiamento e custam entre 3% e 5% do valor do imóvel.

Esses valores aumentam conforme a idade do proprietário, e o valor é atualizado mensalmente.

Gostou do nosso conteúdo sobre os gastos envolvidos na compra de um imóvel? Certamente estes três outros artigos poderão ajudar você:

Acesse outros conteúdos interessantes no nosso blog.

Prestes Construtora: por pessoas para pessoas

Diferente, ousada e inovadora: assim é a Prestes Construtora, que atua no mercado desde 2009. Com a missão de gerar prosperidade e desenvolver comunidades felizes, a Prestes desenvolve empreendimentos imobiliários que transformam sonhos em realidade.

A empresa foca sua expertise no Programa Minha Casa Minha Vida e trabalha para se tornar a melhor e maior construtora do segmento no Paraná. Seu compromisso está em promover a qualidade de vida e o bem-estar dos seus clientes e da comunidade, com ética e responsabilidade.

Entre em contato com nossos consultores.