x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Home office: uma tendência que entrou de vez no seu apartamento

Até pouco tempo atrás, trabalhar de maneira remota ou, como ficou popularizado no Brasil, em ‘home office’ era algo fortemente relacionado a empresas de tecnologia ou startups descoladas. Mas os tempos mudaram, fazendo com que diversos escritórios e pessoas se adequassem a essa nova tendência que tem tudo para se consolidar nos próximos anos.

Mas o seu apartamento está pronto para o home office?

Para você, montar um ambiente de trabalho é gasto ou investimento?

E o mais importante: o que você pode fazer agora para ganhar maior autonomia de espaço e não prejudicar sua produtividade?

Neste artigo, vamos mostrar como equipar um ambiente adequado, com dicas e sugestões que irão ajudar a encontrar o melhor formato de home office para o seu apartamento, sempre pensando na melhor solução para o seu bolso. Vamos lá!

Montar um home office não é sinônimo de gastar muito

Antes de começar a pensar no ambiente que você transformará em escritório, é sempre bom planejar direitinho: dê uma olhada na mobília e nos objetos de decoração que você já possui, porque isso vai ajudar bastante a economizar dinheiro e gastar apenas com itens imprescindíveis.

Uma regra de ouro nesse primeiro momento é: não desperdice espaço e, muito menos, dinheiro, porque é sim possível montar seu home office gastando pouco, investindo somente naquilo que é necessário.

 

Investir no necessário, esta é a dica!

Você já escolheu o ambiente onde montará seu home office, planejou onde cada móvel ficará e sabe quais objetos vai reaproveitar. Mas é super normal que durante esse processo você acabe percebendo que será preciso comprar um móvel ou até mesmo um objeto de decoração para o ambiente.

Não fique mal por isso, afinal até um tempo atrás ter um escritório em casa não era a preocupação de muitas pessoas. É sempre bom avaliar o que você já tem e comprar aquilo que será realmente necessário.

E lembre-se que montar um home office é algo que pode ser feito gradualmente; o interessante aqui não é gerar novas dívidas, e muito menos atacar as suas economias. Dá para ir equipando aos poucos e chegar ao mesmo resultado.

Mas vamos lá: você precisa comprar algo, ou melhor, investir em algo novo para o seu escritório. Caso seu ambiente precise de um móvel que você não tenha, a internet está repleta de lojas com produtos de qualidade e preços justos. É sempre bom ter na sua cabeça que o home office veio para ficar, então escolha produtos que durem muito e que o custo-benefício valha a pena.

Uma dica é apostar em móveis de segunda mão. Por que não? Você vai gastar menos, o home office do seu apartamento ficará equipado e ainda contribuirá com a sustentabilidade. Ou seja, perfeito!

Acredite: equipar um home office é mais fácil do que você imagina 

A primeira grande mudança que o home office trouxe foi transformar a nossa casa em escritório, por isso é muito comum passarmos horas trabalhando em um ambiente que parece confortável, mas que a longo prazo não oferece esse conforto todo, como o sofá, por exemplo.

Então, nossa primeira dica é separar um espaço do seu apartamento para montar seu escritório: pode ser um quarto de visitas ou até mesmo aquele cantinho da sala em que você sempre quis colocar uma planta.

Nesta etapa, é sempre bom avaliar a iluminação do ambiente (quanto mais luz natural, melhor); a circulação de ar e o espaço para movimentação também são importantes.

Pense assim: você passará 8 horas do seu dia naquele espaço, então ele precisa ter a sua cara e oferecer conforto para que você se sinta bem ao voltar para ele.

Ah! Tem outra coisa: leve em conta o barulho ao redor, porque ele pode distrair facilmente e acabar diminuindo sua produtividade.

Ergonomia, usabilidade e conforto para o dia a dia: anote essas dicas

Escolheu o espaço perfeito? Então agora vamos ver como decorá-lo, sempre pensando em ergonomia, usabilidade e conforto para o dia a dia.

Na ergonomia é sempre bom pensar no seu corpo: uma cadeira confortável é essencial, afinal você passará muito tempo sentado nela. O encosto deve estar adaptado à curvatura da sua coluna, auxiliando ombros e quadris a ficarem alinhados; o teclado deve estar na sua frente e no mesmo nível do mouse, ajudando o seu punho a ficar em uma posição neutra.

Também é importante escolher uma cadeira que tenha descanso para braço que esteja alinhado na altura do cotovelo.

Acredite: no final do dia você irá agradecer por ter feito essas escolhas!

Também é ideal pensar na mesa onde você colocará seu notebook e os outros objetos de trabalho. Existem diversos tipos de mesas para escritório no mercado, mas falaremos disso um pouquinho mais para frente.

Sabe quem será sua melhor amiga neste momento? A trena! Então, pode deixá-la sempre à mão para quando precisar medir o espaço.

Já a usabilidade é um fator importante no home office se você estiver querendo investir no ambiente, mas sem gastar tanto. Mesas com gavetas e algumas prateleiras irão ajudar bastante a criar um ambiente acolhedor, confortável e com muito espaço para a sua criatividade. 

Se você quer receber diversas dicas de decoração feita por especialistas por e-mail, clique na imagem abaixo!

Se você quer receber diversas dicas de decoração feita por especialistas por e-mail, clique na imagem abaixo!

 

Um ambiente com a sua cara fará toda a diferença na sua produtividade

Um ponto em que vale a pena pensar um pouco mais é a decoração, pois ela ajudará muito a criar um ambiente pronto para fornecer conforto e, o mais importante, estímulos criativos.

Uma boa decoração vai além de um lindo visual que você salvou no Pinterest: ela envolve criar um espaço que converse com você e ajude na sua produtividade. A cor da parede, por exemplo, criará os estímulos específicos de acordo com o tom escolhido: dê preferência a tons pastel e cores mais frias, que ajudam a criar um ambiente mais contido e criativo.

Elimine todas as distrações possíveis, começando com o smartphone

Outra coisa muito importante é tentar deixar os eletrônicos dispensáveis fora do seu caminho. Foque em uma ferramenta de trabalho – o seu notebook, por exemplo – e tente usar o celular apenas quando extremamente necessário. Você perceberá como sua produtividade vai aumentar com essa pequena atitude.

Se desconectar faz parte da sua nova rotina, que tal um espaço para relaxar?

Trabalhar em casa é um convite à distração e você sabe do que estamos falando.

E isso não é culpa sua, faz parte do processo. Por isso é importante ter um espaço para relaxar no seu home office e usar esse tempo para fazer coisas que não envolvam o trabalho: pode ser dar uma olhada no Instagram, meditar por 15 minutos, ler um livro… O importante é desconectar do trabalho, mas ainda estar 100% pronto para voltar ao batente.

No home office você é seu próprio almoxarifado, então sempre tenha tudo ao seu alcance

Uma das vantagens de ter um home office no seu apartamento é a possibilidade de organizar sua estação de trabalho do jeito que você bem entender. Uma ideia que faz toda a diferença é pensar no que pode ser uma desculpa para sempre levantar, como extensões para conectar carregadores, material de papelaria, uma garrafa de água, Wi-Fi que precisa ser reiniciado a todo momento, só para citar algumas.

Você não vai querer ir até uma papelaria, loja ou armarinho sempre que precisar de algo, não é?

Deixe o medo de lado e faça um home office do tamanho do seu sonho

A palavra “escritório” ainda denota uma visão muito quadrada de móveis brancos, sem personalidade e, muitas vezes, funcionais, em vez de apostar na usabilidade.

Mas o escritório agora é o seu apartamento, então, mesmo que ele seja pequeno, você conseguirá encontrar o melhor formato para seu home office. Por exemplo, os móveis planejados, mesmo que sejam um pouco mais caros, são perfeitos para apartamentos pequenos, justamente porque aproveitam cada centímetro do espaço disponível.

Você também pode apostar em móveis 2 em 1, como escrivaninhas com nichos para organizar e decorar o ambiente, além das escrivaninhas que já vêm com prateleiras, que são uma mão na roda para quem precisa ter documentos sempre à mão.

Não deixe o tamanho do seu apartamento interferir na sua criatividade, sempre existirá uma solução ou ajuste que você poderá fazer para melhorá-lo. 

Ter um home office é a nova realidade e você está pronto para vivê-la!

Todas as escolhas na hora de montar o home office partirão muito do seu feeling, você só precisará planejar antes de tomar qualquer decisão e investir o seu dinheiro em itens que realmente tragam um ganho para sua produtividade e que não pesem no bolso, porque o home office deixou de ser uma tendência e virou uma nova realidade.

Que tal vivê-la da melhor maneira possível?

Até a próxima!

Se você gostou dos nossos conteúdos, confira mais artigos em nosso blog: