x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Dicas de apartamentos pequenos decorados com até 65m2 e 40m2

Muitas pessoas, quando idealizam o apartamento próprio, pensam em ambientes amplos e metros quadrados a perder de vista. Contudo, na hora de pôr tudo no orçamento, notam que não é uma opção tão viável assim.  Os apartamentos pequenos decorados são uma boa opção para quem quer ter o seu primeiro imóvel, deseja se mudar para um ambiente com bom-custo benefício ou investir em imóveis.

Os poucos metros às vezes podem ser uma barreira, mas a verdade é que alguns truques de decoração são capazes de otimizar o espaço e transformá-lo em um lar aconchegante e convidativo para o morador.

Móveis multifuncionais, espelhos, cores claras e o bom planejamento do espaço são apenas algumas das possibilidades! Quer saber como isso é possível? Separamos 11 dicas para decorar apartamentos pequenos.

Confira!

Por que morar em apartamentos pequenos é uma boa ideia?

Se o fator “custo” para você é um dos mais preocupantes na hora de escolher um novo lugar para morar ou investir, um ambiente reduzido será vantajoso em diversos aspectos. As despesas com reparos e obras, as contas de luz e água, e até mesmo o IPTU se tornam menores.

Além disso, a praticidade no momento da limpeza e organização é um grande benefício. A rotina atribulada faz com que a ideia de ter uma dupla jornada de trabalho não seja atrativa. Já imaginou ter uma casa inteira limpa em apenas duas horas?

Por último, os apartamentos pequenos aliam boa localização a um preço acessível. Acreditamos que apesar de o custo ser um importante requisito, segurança e boa localização também entram na lista.

Basta comparar os preços para notar que os bairros mais seguros, com boa oferta de transporte e serviços a poucos metros de distância, também têm um valor altíssimo. No entanto, você não precisa abrir mão dessa comodidade se abrir os olhos para esses pequenos e aconchegantes imóveis.

Agora que destacamos os benefícios, vamos partir para a ação! Confira as 11 dicas que selecionamos para apartamentos pequenos decorados.

Confira 11 dicas para apartamentos pequenos decorados

Quando falamos em apartamentos pequenos decorados, a palavra de ordem é planejamento. Portanto, não é porque o seu apartamento é pequeno que ele não pode ser estiloso e ter uma decoração elaborada.

Pelo contrário, os pequenos espaços fazem com que seja ainda mais importante estruturar a disposição dos móveis e focar em uma decoração funcional.

Confira, a seguir, algumas dicas e inspirações para tornar o seu apartamento “maior”!

1# Menos é mais

Não estamos querendo dizer que o seu apartamento deve ter uma decoração minimalista, e sim que é uma oportunidade para você ter apenas o que é necessário. Será que são necessárias tantas panelas? Tantas mesas de canto? Tantos armários?

Antes de sair comprando diversos móveis, pense no que realmente é útil e no que você está desejando apenas pelo calor do momento. A mudança também é uma oportunidade para fazer esse desapego!

(foto: Pinterest)

 

(reprodução: Pinterest)

 

Ter poucos elementos, além de deixar mais espaço para a passagem, traz a sensação de espaço. Quanto mais detalhes sem estratégia você acrescentar ao seu apartamento, maior será a sensação de sufocamento.

2# Móveis baú

Móveis baú são uma ótima opção para espaços pequenos bem decorados. Hoje, o mercado disponibiliza uma infinidade de opções: camas box, pufes box e sapateiras box deixam o ambiente visualmente limpo e colaboram para diminuir o número de armários no apartamento.

Cobertas e edredons grossos se tornam um desperdício de espaço durante o verão, uma alternativa é guardá-los nas camas baú e deixar o armário livre para outros ítens!

(reprodução: Pinterest)

(imagem: Pinterest)

 

3# Otimize as paredes (mas com bom senso!)

As paredes são as estruturas mais importantes de um apartamento e, muitas vezes, são deixadas de lado, sendo vistas apenas como um lugar para pendurar quadros.

Em apartamentos pequenos decorados por um profissional, as paredes são um luxo. Você pode, por exemplo, pendurar panelas e artigos de cozinha nessas superfícies para poupar espaço no armário. Essa dica é especialmente interessante para apartamentos com cozinha pequena ou tipo americana.

Outra ideia é fazer uma parede inteira de armários. Assim, você deixa os outros espaços da casa livres e ainda otimiza aquele ambiente.

(reprodução: Pinterest)

(foto: Pinterest)

 

4# Marcenaria inteligente

Móveis planejados e apartamentos pequenos são melhores amigos! Junto a um profissional, você pode discutir o melhor lugar para aquele móvel e o tamanho mais adequado para a sua necessidade.

Dessa forma, é possível otimizar os espaços e não ocupar algo maior que o necessário, como seria o caso de comprar um móvel pronto.

Nesse ponto, você pode utilizar a criatividade! A marcenaria inteligente vai além de estantes e painéis. É possível, por exemplo, ter mesas embutidas na parede ou camas com gavetas.

(reprodução: Pinterest)

(imagem: Pinterest)

(reprodução: Pinterest)

 

 

5# Cores claras e integradas

As cores claras, como já é sabido, dão a impressão de amplitude. Por isso, se a sua intenção é garantir um apartamento que aparenta espaço, dê preferência a cores claras. Algumas dicas são: gelo, areia, cinza-claro, lilás e tons pastel.


Elas podem ser utilizadas nas paredes e em imóveis grandes, que sejam destaque no ambiente, como sofá, cama, mesa etc.

Além das cores claras, ambientes integrados com a mesma cor também dão a impressão de espaço. É como se fosse apenas um lugar, e não dois. Esse truque é muito utilizado em cozinha integrada à sala de estar.

(imagem: Pinterest)

 

(reprodução: Pinterest)

 

(imagem: Pinterest)

 

6# Faça uso da verticalidade

As linhas dos móveis também interferem na nossa percepção de espaço. O sentido vertical é muito utilizado por profissionais em apartamentos pequenos decorados, pois passam a sensação de grandiosidade e elegância.

(foto: Pinterest)

 

(reprodução: Pinterest)

 

7# Utilize portas de correr

As portas de correr irão ocupar menos espaço no apartamento, já que não são necessários 90° para a abertura.

Por isso, você pode priorizar essas portas em banheiros e cozinhas. O local livre pode ser aproveitado com móveis ou estantes na parede.

Além da praticidade, outro benefício é a estética! Portas de correr dão um ar moderno e sofisticado ao ambiente, podendo até mesmo ser um adereço na decoração. Veja alguns exemplos:

(imagem: Pinterest)

 

(reprodução: Pinterest)

 

(foto: Pinterest)

 

 

8# Tenha muitos espelhos!

Os espelhos são ótimos para dar a impressão de que o espaço é maior, por conta da sua superfície reflexiva.

A dica é colocá-los em pontos estratégicos, como ao lado da mesa na sala de jantar, ou direcionados para espaços amplos, como ao final do corredor, simulando continuidade no ambiente.

(reprodução: Pinterest)

 

(imagem: Pinterest)

 

 

9# Abra mão do guarda-roupa

Caso o quarto não tenha armários embutidos, ter um guarda-roupa significa abrir mão de ao menos 65 cm de largura do quarto e alguns metros de parede ocupada.

Uma alternativa é utilizar cômodas e araras para as roupas que precisam estar penduradas. Esses móveis são menores e costumam dar a sensação de menos espaço ocupado, além de serem mais em conta. Além disso, as araras estão em alta como objeto de decoração.

 

(reprodução: Pinterest)

 

(foto: Pinterest)

 

 

10# Ambientes 2 em 1

Os ambientes 2 em 1 fazem com que todos os espaços sejam otimizados e se tornem maiores. A cozinha americana, por exemplo, é um clássico desse tipo de construção. O fato de não possuir uma grande parede como divisão traz a sensação de amplidão.

Essa técnica pode ser reproduzida também na união da sala de jantar e sala de estar ou em lofts. Nesse último caso, a divisão pode ser feita com biombos de madeira, promovendo mais charme ao apartamento.

Confira inspirações de decoração para o sonho da casa própria

Até a próxima!

 

 cozinha americana:

 

(imagem: Pinterest)

 

(foto: Pinterest)

11# Iluminação natural e janelas grandes

Apartamentos pequenos podem dar a sensação de aperto, por isso, janelas grandes ou paredes quase totalmente de vidro são uma forma de “ampliar” o apartamento.

A iluminação natural também é benéfica nesse ponto, já que é capaz de proporcionar a sensação de ar livre, além de ser positiva para o bolso.

 

(reprodução: Pinterest)

 

(imagem: Pinterest)

Curtiu as nossas dicas?

Os apartamentos pequenos decorados podem ser tão proveitosos quanto aqueles grandiosos. Com alguns detalhes, é possível trazer a sensação de conforto tão procurada em um lar!

Se você está em busca do imóvel perfeito e que atenda aos seus requisitos, entre em contato com a gente! Com certeza temos o que você procura.

 

infográfico-renda-familiar

Aproveite também para conferir nossos outros artigos: