x

Simulador de financiamento


1
2
3
4
5

Selecione a sua região

Selecione a sua cidade

Apartamento pequeno: saiba como decorar com dicas simples

Decorar um apartamento pequeno pode parecer difícil à primeira vista, mas, se você aplicar algumas dicas simples, o ambiente em que vive pode mudar significativamente.

Por exemplo, ao usar cores e materiais que podem dar impressão de amplidão, é possível aumentar a sensação de conforto.

Também é importante escolher com atenção os móveis que você usará no seu dia a dia, para que o espaço tenha mais versatilidade. Assim, poderá aproveitar todos os benefícios que um apê pequeno pode oferecer aos moradores, como a facilidade para limpar e realizar a manutenção.

A seguir, saiba com detalhes como decorar um apartamento pequeno sem grandes reformas. Confira!

Benefícios de morar em apartamento pequeno

Engana-se quem acredita que todo mundo tem o sonho de morar em apartamento com muitos metros quadrados. Viver em lugares menores é uma vontade cada vez mais comum para quem gosta de praticidade no dia a dia.

Facilidade de limpeza e de manutenção, além do menor preço e do conforto, são alguns dos principais atrativos. Confira outros benefícios:

É mais barato e confortável

O preço mais baixo é um dos principais fatores que podem fazer você escolher morar em um apartamento menor. Com essa facilidade de compra, você pode realizar o sonho de ter o seu primeiro imóvel sem se preocupar com parcelas mais pesadas para o seu bolso.

Além disso, com o dinheiro economizado, você pode investir em decoração para deixar o espaço mais bonito e confortável, afinal o apartamento deve ser o seu refúgio para descanso.

Mais fácil de limpar e realizar a manutenção

Um espaço grande é mais difícil de limpar e demanda mais cuidados para conservação. Você pode ter a impressão de que será mais cômodo, mas a sua rotina pode ficar complicada se você tiver que encontrar tempo na agenda para atender às necessidades de manutenção de um apartamento maior. 

Por outro lado, um apartamento pequeno facilita os afazeres cotidianos, porque exige menos cuidados com a faxina e a organização. Assim, você pode ter mais horas para se dedicar a aproveitar o lugar onde vive da melhor maneira, seja para o home office ou para os momentos de folga.

 

 

Tenha mais conforto com estas dicas de decoração para apartamento pequeno

É possível aplicar alguns truques na arrumação do imóvel a fim de tornar o dia a dia mais fácil.

Comece com a seleção do mobiliário, preste atenção ao uso das cores, conheça superfícies adequadas e tenha a liberdade de aproveitar bem as paredes. Confira outras ideias de decoração para apartamento pequeno! 

Utilize móveis versáteis

Com pouco espaço, é preciso escolher bem o tipo de móveis que ocuparão o lugar que você mora.

Uma mobília com tamanho inadequado pode atrapalhar o seu cotidiano, assim como um móvel que é bonito, mas não tem funcionalidade, vai dar trabalho para mover e arrumar. 

Por isso, é um bom passo começar com a medição do seu apartamento para definir quais as dimensões de móveis mais adequadas ao ambiente. Depois, elabore uma lista dos móveis que são essenciais no seu cotidiano, como cama, guarda-roupa, mesa e cadeiras.

Leia também: >>> Confira as 8 vantagens de morar em condomínio fechado!

Também pode ser interessante pensar em como esses móveis podem ser úteis para mais de uma função. É possível escolher um sofá-cama e um guarda-roupa com prateleiras e espelho, por exemplo. A partir daí, você poderá analisar o espaço que ficou para adquirir outros móveis extras. 

Outra dica é optar por móveis que tenham portas de correr. Se escolher por esse tipo de armário no seu quarto, você poderá economizar espaço para ter uma cama maior, além de se movimentar com maior tranquilidade. 

Cores claras dão a sensação de amplidão

Os móveis também podem ter cores mais claras, para dar impressão de espaço maior.

Você não precisa apostar só na cor branca, é possível adotar tons mais suaves, como bege, gelo e azul-bebê.

Se quiser utilizar cores intensas, não tem problema! Apenas tenha cuidado com o uso e as utilize em locais estratégicos, para que o ambiente não fique pesado.   

Espelhos e superfícies que refletem são uma aposta

Espelhos ou outros tipos de superfícies que são capazes de refletir se tornam elementos interessantes para quem mora em lugares pequenos.

Isso porque essa categoria de material também dá maior sensação de amplidão ao ambiente e melhora a iluminação. No seu quarto, por exemplo, você pode adotar um guarda-roupa espelhado.


Utilize mais as paredes!

Com menos espaço no apartamento, as paredes são aliadas importantes.

Você pode usá-las para suspender móveis que ficariam no chão. Assim, terá mais liberdade para caminhar ou para posicionar outro mobiliário útil para o seu dia a dia. Essa dica pode ser usada em todos os ambientes, seja na cozinha, no quarto ou na área de serviço.

Na sala, você pode usar um painel de TV e um rack para armazenar objetos úteis para a sua rotina. Já no quarto, é possível instalar prateleiras para guardar itens de uso constante ou simplesmente para posicionar um elemento decorativo.

 

Encomende móveis

Uma boa opção para ter mais espaço em apartamentos pequenos é a compra de móveis sob medida. A mobília pode ser especialmente ajustada ao espaço do imóvel. Com isso, você reduz a chance de comprar uma cama que vai ocupar espaço demais no seu quarto, por exemplo. 

Os móveis encomendados também têm a vantagem de atender às suas necessidades pontuais. Você pode escolher opções como um guarda-roupa de cor clara, com espelho na porta, prateleiras individualizadas e porta de correr. Assim, você usará a funcionalidade do móvel e também dará a impressão de amplidão ao cômodo pequeno. 

Conte com a ajuda de um especialista

Um especialista em decoração entenderá exatamente o que é necessário fazer para atender a todas as funcionalidades do apartamento pequeno.

Afinal, esse profissional tem o olhar treinado para identificar espaços e otimizar ambientes. Invista em um especialista!

Tenha uma pasta no Pinterest para inspiração

As redes sociais podem ajudar bastante quando o assunto é decoração. O Pinterest, por exemplo, é uma rede visual que auxilia na busca por referências de inspiração.

Por meio da ferramenta, você pode criar pastas para reunir a sua lista de desejos e usar como um parâmetro para a arrumação do seu imóvel. Por lá, você encontra de tudo, desde decorações minimalistas até as de estilo DIY.

Conheça a #DecoreComAPrestes

Dicas são sempre bem-vindas, não é? Se você se interessa por decoração, já pensou em receber dicas diárias por e-mail?

A Prestes Construtora oferece várias dicas de decoração para você se inspirar e aplicar ao lugar que vive. Você vai conferir recomendações de móveis, cores em alta, materiais sustentáveis para decoração etc.

Para ter acesso a este super conteúdo, basta acessar o link abaixo!

 

[Quero conteúdo sobre decoração – #DECORECOMAPRESTES]

Comece já a pôr as ideias em prática!

Com base na leitura, você já deve ter percebido como decorar um apartamento pequeno e simples é fácil! 

Não perca tempo, aproveite as dicas e comece a investir agora mesmo no seu apartamento!

Até a próxima!

Se você gostou deste artigo, confira também nossos outros conteúdos: